Esse Risoto de Camarão e Polvo é uma das especialidades do nosso Bruno Harrop. É absurdamente saboroso e serve 10 pessoas, ou seja, ideal pra aquele almoço ou jantar onde se reúnam muitas pessoas especiais. O grau de dificuldade é de médio para alto. Vamos a ele:
Ingredientes:
- 1 Kg de Camarão fresco c/ casca
- 1kg de polvo inteiro
- 150 g de queijo parmesão
(Sugestão de marca: faixa azul)
- 1 cebola média picada
- 1 tomate grande picado
- 3 dentes de alho
- Azeite para cozinha
- 1 taça de vinho branco seco
- 500 g de arroz arbóreo (arroz p/ risoto)
retira a casca do camarão e coloca em uma panela com água e um pouco de sal, deixando cozinha a casca por 20 minutos. Retira do fogo e peneira a casca, deixando apenas o caldo. Reserve.
2ª etapa: Preparar o caldo do polvo
Em uma panela de pressão coloque o polvo, uma cebola grande inteira e água até cobrir o polvo. Quando começar a pegar pressão (apitar) conte 25 minutos, desligue, retire o polvo e reserve o caldo.
3ª etapa: O Camarão
tempere o camarão com alho e um pouco de sal e refogue em uma frigideira com azeite e manteiga (apenas 2 minutos só para o camarão pegar uma cor). Retire o camarão e reserve.
4ª etapa: O Risoto
Em uma panela grande coloque a cebola picada e o azeite, deixando refogar até a cebola ficar transparente. Em seguida, acrescente todo o arroz, deixando refogar por mais 2 minutos junto com a cebola. Adicione a taça de vinho branco e deixe o álcool evaporar um pouco. Quando começar a secar, passe a regar aos poucos o risoto com o caldo de polvo preparado no início. Quando arroz começar a crescer, passe a regar com o caldo do camarão. Quando o risoto estiver perto do fim (prove para ver se o arroz está ficando al dente), acrescente o polvo picado e o camarão refogado, finalizando o risoto com queijo parmesão e uma colher de manteiga. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos (esse procedimento final é importantíssimo para da consistência só risoto).
Agora é só servir e se deliciar! Fica uma verdadeira maravilha!!!!
Sugestão de acompanhamento: Vinho Branco seco Chardonay.
Receita: Bruno Harrop
Bacana, vou experimentar hj. Abraços.
ResponderExcluirNO PREPARO DA RECEITA, ESQUECERAM DO TOMATE.
ResponderExcluirÉ mesmo esqueceram o tomate��
ResponderExcluir