A receita de hoje pode ser uma boa pedida pra essa Semana Santa. É simples de fazer e com ingredientes de fácil aquisição. Vamos a essa Cioba Recheada com Farofa de Ervas:
Ingredientes:
- Uma cioba inteira de pelo menos 1,5 kg.
- 2 limões
- 8 dentes de alho
- Sal a gosto
- 200 ml de azeite
- pimenta do reino
- 300g de farinha de mandioca (ou outra de sua preferência)
- 3 cebolas
- 100 de coentro
- 100g de cebolinho
- 100g de salsinha
- 1 ramo pequeno de tomilho
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 3 tomates grandes
Modo de preparo:
1º passo:
Temperar o peixe: Pegue a cioba devidamente tratada e tempere bem, por dentro e por fora, com os limões, sal, pimenta do reino, 2 dentes de alho picado, azeite e reserva por pelo menos 1 hora na geladeira.
2º passo:
Preparar a farofa de ervas: Enquanto a Cioba descansa, em uma panela média, coloque a manteiga e refogue o resto do alho e a cebola até dourar. Pique bem e acrescente o coentro, a salsinha, o tomilho e metade do cebolinho. Mexa. Coloque sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente toda a farinha e mexa bastante para que ela fiquei homogênea e pegue o gosto das ervas. Desligue o fogo, acrescente o resto do cebolinho e tampe.
3º passo:
Finalização: Pegue a Cioba e introduza farofa o bastante de modo a conseguir fechá-la bem com palitos de dente. Dica: Pegue o caldo que sobrou da cioba e derrame sobre a farofa quando ela já estiver dentro do peixe, deixando-a um pouco úmida. Leve ao forno médio pré-aquecido enrolada em papel alumínio por cerca de 20 minutos. Retire o papel e deixe por mais 15 ou 20 minutos, dependendo da potência do seu forno. Retire do forno e arrodeie o peixe com os tomates cortados em rodelas sem sementes e retire os palitos. Se quiser, decore a travessa com limão e laranjas em rodelas. Eu sempre faço um pouco mais de farofa pra servir fora do peixe, como pode-se perceber pela foto abaixo.
Mãos à obras!!!
Observação: se quiser incrementar sua receita, acrescente na farofa camarões sem casca e sem cabeça, refogados na manteiga a parte, apenas antes de introduzir no peixe.
Receita: Jorge Santiago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário